O início da ação terapêutica de um antidepressivo, na maioria das vezes, é lenta podendo ser de 10 a 15 dias para os primeiros sinais de melhora. Olhando de uma perspectiva do lado de fora, 10 a 15 dias podem parecer pouco tempo, porém para quem esta em sofrimento, é uma eternidade.
Quando inicia a melhora dos sintomas depressivos, ainda tem muito na jornada até que se estabilize o humor a um ponto de o paciente dizer que esta bem sendo este período de até 90 dias.
Tenho como rotina, agendar retornos com 45 dias para reavaliação inicial pois descontando os 15 primeiros dias de adaptação, tenho 30 dias para uma primeira avaliação de início de resposta terapêutica. Sempre explico que no retorno de 45 dias, não espero uma melhora absoluta e estabilização completa do humor mas analiso se o antidepressivo escolhido esta apresentando algum efeito colateral e se o organismo iniciou uma resposta satisfatória.
Esta demora de resposta das medicações antidepressivas, ocorrem por um efeito de sinalizadores de membranas dos neurônios e por isso a necessidade de uso regular, diário e em horário correto para que não atrase mais o processo.
Após a estabilização do humor, o psiquiatra estabelece um tempo de uso e após é feita a retirada gradual da medicação.
Não interromper o uso sem o conhecimento e orientação do psiquiatra é essencial para um bom prognóstico e evitar recaídas.