O uso do canabidiol para tratar doenças crônicas
09 de Maio de 2023 | Postagem realizada por : Dra. Camila Monteiro

O uso do canabidiol para tratar doenças crônicas

Como médica psiquiatra, que prescreve canabidiol para diversos casos e observa os benefícios que essa substância traz para a vida de muitos pacientes, resolvi discorrer um pouco sobre o CBD, principalmente em relação ao seu uso para tratar doenças crônicas.

Benefícios do CBD no tratamento de diversas doenças crônicas

O CBD é um composto presente na cannabis, que tem chamado a atenção por seus múltiplos benefícios terapêuticos, incluindo no tratamento de diversas doenças crônicas, como dor crônica, ansiedade, depressão, epilepsia e distúrbios do sono.

Opção mais segura e eficaz: CBD vs. medicamentos opióides no tratamento de dor crônica

Estudos e pesquisas sobre o uso do CBD no tratamento desses problemas têm apresentado resultados promissores. Em pacientes com dor crônica, por exemplo, o CBD pode ser uma opção mais segura e eficaz do que os medicamentos opióides, que apresentam risco de vício e efeitos colaterais graves.

Propriedades ansiolíticas e antidepressivas do CBD no tratamento de transtornos psicológicos

Além disso, o CBD também pode ser útil no tratamento de transtornos de ansiedade e depressão, e existem diversas pesquisas que comprovam suas propriedades ansiolíticas e antidepressivas.

CBD para pacientes com epilepsia que não respondem aos medicamentos convencionais

Para pacientes com epilepsia, especialmente aqueles que não respondem bem aos medicamentos convencionais, o uso do CBD pode ser benéfico na redução da frequência e gravidade das convulsões.

Melhoria da qualidade do sono com o uso do CBD no tratamento de distúrbios do sono

O CBD tem mostrado promissoras descobertas no tratamento de distúrbios do sono, como a insônia, melhorando a qualidade do sono em pacientes que sofrem com esse problema.

Supervisão médica é essencial: o uso do CBD deve ser sempre discutido com um profissional de saúde

No entanto, é fundamental destacar que o uso dessa substância deve ser sempre supervisionado por um profissional de saúde qualificado, e os pacientes devem discutir com seu médico antes de iniciar o tratamento. Se quiser saber mais sobre o uso terapêutico do CBD e qual a melhor indicação para o seu caso, entre em contato comigo. Estou disponível para esclarecer todas as suas dúvidas.