Preciso comprar presentes para .........Qual o tamanho e a necessidade de sua lista de natal?
A tênue linha entre o comprar "normal" e o patológico pode ser resumido em duas palavras: necessidade e sofrimento.
A oniomania é um transtorno mental caracterizado como uma compulsão por compras. As compras são realizadas por impulso, itens desnecessários e em quantidades exageradas. Em muitos casos o portador deste transtorno faz dívidas e mesmo assim não consegue parar de consumir.. Mesmo em casos em que a pessoa tenha condições financeiras para realizar as compras, o que determina o diagnóstico de oniomania é a motivação! Após o ato impulsivo de comprar, o paciente sente arrependimento e culpa e não consegue identificar o porque de sua atitude porém muitas vezes esta relacionado a situações que o desagradou anteriormente sendo as compras uma válvula de escape para o desconforto.As compras seriam então para preencher um vazio emocional e não objetos que necessitem ou queiram por simples desejo.
A oniomania é caracterizada dentro das dependências não químicas apresentando os mesmos sintomas observados em pacientes de dependências químicas como a fissura. Em casos mais graves, o desejo de compra é tão intenso, que o paciente não consegue exercer suas atividades de vida diária, passando o dia inteiro pensando na compra com sentimentos de angústia e apreensão. Após o ato da compra, as vezes de qualquer objeto visto a sua frente, a sensação de prazer tem duração limitada e logo retorna novamente.
Sintomas e sinais
-Adquirir objetos desnecessários por várias repetidas
- Brigas familiares por excesso de gastos
-Mentir, omitir e esconder gastos
- Dívidas frequentes
- Afastamento social por restrição de prazer as compras
- Sensação de culpa e arrependimento após compra
- Sensação de descontrole ao ato de comprar
Avaliação psiquiátrica se faz necessária para avaliação de possível transtorno depressivo ou ansioso associado e com melhora significativa após tratamento de patologia de base.
Avaliação e acompanhamento psicológico também auxilia no prognóstico.
O objetivo do tratamento não é a abstenção total do ato de comprar e sim devolver o controle e o prazer a quem sofre desta patologia. Quando o comportamento é quem decide nossas atitudes , perdemos nossa liberdade e sem liberdade não ha prazer. Com o tratamento, o paciente volta a ter controle sobre suas atitudes e o que antes era impulso passa a ser escolha!